Técnicas para facilitar a sua preparação

Uma parcela considerável dos brasileiros se sente extremamente atraída sempre que se depara com uma notícia de abertura de edital para algum concurso público com a promessa de um salário superior aos seus ganhos atuais. Boa parte desses interessados até se anima a fazer a inscrição e ir prestar o concurso. No entanto, quantas são as pessoas que genuinamente se prepararam para passar nessa prova e ter acesso a esse salário vantajoso?

Muita gente quer mesmo receber um aumento ou ter a garantia da manutenção de seu atual cargo, mas, nem todo mundo está disposto a se esforçar para que isso vire realidade. Você já parou para pensar nisso? Tem ideia de em que grupo deve se encaixa? Se o seu desejo é realmente obter o sucesso em um concurso público, confira a seguir algumas técnicas para facilitar o seu estudo:

O primeiro passo é dividir todo o assunto da prova em partes menores. Se for possível, busque agregar no mesmo espaço as matérias que tenham alguma relação entre si. Isso pode facilitar o seu processo de memorização.

Estude cada parte com muita atenção

Cada parte do seu estudo pode ser compreendida como um pacote, no qual você só pode deixar de lado após compreender todo o assunto de maneira expressiva. A norma é estudar livremente dentro desse apanhado de matérias. Além disso, é fundamental que se realize a ligação de disciplina e de tópicos, ou seja, você precisa tentar ligar cada conteúdo de alguma maneira ou exemplos veredictos. Outra possibilidade é conectar um assunto especifico com um desenho, uma história, uma música, uma frase ou qualquer coisa que tenha haver com o conteúdo visto.

Você ainda tem a possibilidade de procurar conexões entre as opções dentro do mesmo assunto, o que deixa tudo mais fácil de ser lembrado. Desta maneira, os assuntos saem do papel e são absorvidos pela sua mente no formato de ideais, perguntas ou conceitos, tornando-se conhecimento.

Depois de aprender o assunto da prova chegou o momento de colocar em pratica todo o conhecimento adquirido, transformando isso em um resumo com as suas próprias palavras e concepções. Basicamente, efetuar um resumo é algo que exige um pouco de pratica. Se você não está acostumado a fazer isso, as dicas a seguir podem facilitar o seu trabalho:

Primeiro passo – Antes de qualquer coisa, é necessário que o conteúdo já tenha sido absorvido, afinal, a ideia não é aprender toda a matéria a partir do resumo. Mas, o contrário.

Segundo passo – Não se limite a transcrever pedaços do seu livro, tente elaborar os tópicos de acordo com o seu entendimento. E se preciso, não economize em setas, quadros, sublinhados, etc.

Terceiro passo – Não enrole no seu resumo. Limite-se aos conceitos básicos e seja objetivo.

Quarto passo – Você precisa entender tudo a partir do seu resumo sem que haja a necessidade de recorrer a apostila para desvendar algum trecho. Por isso, é importante já dominar a matéria antes de escrever a sua própria versão.

Quinto passo – Na construção do seu resumo, você vai notar claramente se a matéria foi bem absorvida ou não. Caso você note que existe algum ponto obscuro, não deixe para “amanhã o que pode fazer hoje”. Desta forma, tire todas as suas dúvidas na mesma hora e esclareça tudo.