Estude para o Concurso da Polícia Militar

O concurso Polícia Militar 2021 está previsto para ocorrer até o segundo semestre do ano e os interessados já devem intensificar os estudos para que a preparação esteja em dia para o dia da prova. Os concursos estão muito concorridos e com matérias extensas, isso requer maior dedicação e tempo para se preparar e assim poder conquistar a aprovação.

Caso você tenha interesse em fazer parte da Polícia Militar, saiba que este órgão disponibiliza cargos para níveis médio e superior. Será necessário analisar o último edital publicado para que você conheça as oportunidades, as especificações dos cargos e as respectivas remunerações. Aqui também veremos algumas informações relacionadas a isso.

O concurso Polícia Militar é dividido por região, portanto, não temos um processo de nível nacional e sim regional. Os interessados deverão ficar de olho nos certames relacionados aos Estados em que eles desejam concorrer.

A polícia militar do Brasil está subordinada aos governos estaduais, portanto, os aprovados serão servidores estaduais e terão os regimentos e leis definidas pelo estado em que vão trabalhar. O ideal é ler o estatuto para que você conheça os direitos e deveres dos servidores.

Vagas

Concurso Polícia Militar 2021Ainda não temos conhecimento sobre quais são todas as vagas concurso Polícia Militar 218, pois ele tem previsão para ocorrer em vários Estados, mas a disponibilidade varia conforme a necessidade de contratação de cada órgão regional. Podemos utilizar como referência o último edital e com base nele prever quais cargos poderão estar disponíveis.

Abaixo mencionados as vagas que costumam abrir na maioria dos processos seletivos para esse órgão:

  • Vagas para o quadro de Oficiais de saúde: Remuneração de R$9 mil;
  • Vagas para soldado: Remuneração de R$2,5 mil.

Além das remunerações mencionadas acima, os servidores também têm acesso a benefícios que são concedidos aos cargos que podem ser vale alimentação, transporte, entre outros. Será necessário verificar todas as especificações do cargo diretamente no edital.

Será necessário se dedicar bastante para poder estudar todo o conteúdo que será cobrado na prova. Os conteúdos variam de acordo com o cargo que será concorrido, as informações estarão disponíveis no edital, se não estiver com o novo documento publicado, utilize o último como referência.

Abaixo mencionamos alguns dos conteúdos mais cobrados para o cargo de soldado que está entre os mais procurados no concurso Polícia Militar 2021, veja quais assuntos poderão estar no certame que você vai concorrer:

  • Língua portuguesa;
  • Direito penal;
  • Direito administrativo;
  • Direito constitucional;
  • Direito penal militar;
  • Direitos humanos;
  • Legislação estadual;
  • Direito da criança e do adolescente.

Essas são algumas previsões de conteúdos que você pode estar usando como referência, caso tenha interesse em concorrer às vagas para soldado da polícia militar.

É claro que outros conteúdos podem ser cobrados, deixamos apenas os mais recorrentes para que você tenha ideias das matérias que deverão ser estudadas, caso você realmente tenha interesse em participar do processo seletivo para esse órgão.

Inscrição

Os interessados deverão realizar a inscrição concurso Polícia Militar 2021 direto no site da banca organizadora. Dificilmente, esse processo está disponível para ser realizado presencialmente, portanto, na maioria das vezes ele está disponível apenas online.

Será necessário acessar o site da banca organizadora, escolher o cargo de seu interesse e finalizar o processo. Após a conclusão da inscrição é importantíssimo se lembrar de imprimir o boleto para pagamento.

Existe taxa para concorrer às vagas de qualquer concurso público e os valores estarão mencionados no edital. Os valores sempre vão depender do cargo que será concorrido e também do próprio processo de seleção.

Gabarito

Utilize também o site da banca organizadora quando desejar consultar o gabarito concurso Polícia Militar 2021. A data de publicação desta informação estará mencionada no edital, procure consultar para que você saiba quando poderá ter acesso ao gabarito para poder fazer a correção do seu caderno de prova.

Inicialmente, temos acesso apenas a um gabarito preliminar. Somente depois é que a banca fará a publicação do definitivo. No preliminar, podemos entrar com recurso, no definitivo, não.

Caso você discorde de algum gabarito, de alguma questão, não deixe de formular o seu recurso e tente a alteração ou anulação da questão. É muito importante que os candidatos corram atrás dos seus direitos e isso é possível dentro do gabarito preliminar.