Aprenda a ler mais rápido

Ler rapidamente é um talento que pode auxiliar alguém em diversas ocasiões: ao se apressar para finalizar um texto a tempo de estudar para um prova que você não se lembrava, aprender uma quantidade maior de informações em um curto espaço de tempo, adiantar a leitura de algum livro durante um rápido intervalo ou mesmo intensificar a sua preparação para um concurso público ou para o vestibular.

No entanto, como essa habilidade pode ser adquirir? Será que é algo natural ou pode ser treinada? Basicamente, é uma capacidade que precisa de treino para ser aperfeiçoada como qualquer outro exercício.

Ao começar a treinar com regularidade, você pode desenvolver consideravelmente essa característica. Porém, é preciso destacar um ponto importante: ler um livro com 100 páginas em um dispositivo eletrônico demora três vezes mais do que a leitura em um livro de papel. Sendo assim, você pode acelerar o seu ritmo de leitura, mas, seguirá demorando mais para avançar as páginas em um dispositivo do que em um livro físico.

Utilize alguma coisa para acompanhar o ritmo da sua leitura

Você pode usar uma caneta, uma régua, um marcador de páginas ou qualquer coisa que preferir, mas, utilize um objetivo para fazer o acompanhamento de sua leitura a cada linha. Desta maneira, você não corre o risco de se perder na leitura e poupa o tempo que gastaria tentando achar o ponto que parou da última vez. Se você não se importa de marcar o seu livro, uma boa medida é grifar com uma caneta ou algo chamativo exatamente o ponto que está abandonando a leitura momentaneamente.

Antes de qualquer coisa, o seu cérebro precisa compreender a informação para somente depois espalhá-la para todos os músculos e órgãos necessários para o ato da fala. Isso leva algum tempo, desta maneira, realize uma leitura silenciosa, sem proferir muitas palavras. Além disso, tente estar em um ambiente agradável e que não tenha distrações para quebrar a sua concentração ou interromper a sua leitura a cada cinco minutos. Essas interrupções acabam por retardar e atrapalhar o avanço da sua leitura.

Não movimente muito a sua cabeça

Tente não mexer muito os seus olhos e a sua cabeça. Uma leitura pode ficar mais acelerada quando você se afasta um pouco do seu livro e, sendo assim, aumenta consideravelmente o seu campo de visão. Desta forma, a leitura fica mais natural e não exige tanto esforço dos seus olhos. Basicamente, você não se cansa tanto e consegue progredir muito mais em menos tempo.

Não tente ler mais rápido do que você consegue compreender

Ter a capacidade de ler rapidamente é muito bom, no entanto, não permita que essa habilidade faça com que você somente leia as frases sem necessariamente compreender o significado de cada uma. A leitura acelerada deve se transformar em algo útil e não se tornar um problema na hora de entender o conteúdo. Nesse caso, a sua habilidade não trará nenhum beneficio e exigirá a repetição da leitura em diversos momentos.

Por isso, procure se concentrar e ler em uma velocidade adequada para realmente tirar proveito desse instante. Mesmo que esteja lendo um material de estudo ou puramente de entretenimento, mantenha o foco para não ter que voltar páginas e mais páginas. Essa repetição pode comprometer a qualidade da sua leitura e até desmotivar esse excelente costume.